Facebook oferece software gratuito de anti-malware se detetar computador infetado ao fazer login

0 Por ipdroid

fb_virusSempre que um internauta estiver a usar o Facebook num dispositivo infetado por um programa malicioso, a rede social vai enviar uma notificação, sugerir um de dois anti-vírus e remover a ameaça.

São vários os esquemas fraudulentos que usam a rede social para se espalhar ou que usam o nome dela para enganar milhares de pessoas.

Mas também existem muitos utilizadores que têm os computadores infetados com outras ameaças e não sabem, acedendo à rede social e abrindo portas aos piratas informáticos. Para aumentar os níveis de segurança da plataforma, o Facebook tem um novo sistema contra o malware. Quando o internauta aceder à rede social e a rede de segurança detetar que existe um vírus no dispositivo de acesso, será enviada uma notificação ao utilizador sobre o caso.

Aí serão apresentados ao utilizador dois anti-vírus que ajudam a remover a ameaça. Dependendo da tipologia, o Facebook pode aconselha o uso ou do F-Secure ou do Trend Micro, os programas de limpeza escolhidos.

facebook-security

Assim que o internauta permitir o download do software, o anti-vírus vai proceder à limpeza da ameaça e vai-se desinstalar de forma autónoma – quer isto dizer que não fica no computador, não funcionando como escudo para futuras ameaças. Em comunicado o Facebook também faz questão de referir que o F-Secure e o Trend Micro não substituem a necessidade de ter um anti-vírus instalado.

A rede social de Mark Zuckerberg diz também que os utilizadores podem optar por não fazer o download dos programas limpeza, mas que tal escolha levar ao aparecimento da notificação de ameaça em situações posteriores.