Linux continua a dominar no segmento dos Supercomputadores

No Linpack (software para calculo numérico de algebra linear em computadores digitais) e de acordo com a 44ª edição da lista semestral TOP500 dos supercomputadores mais poderosos do mundo, o Tianhe-2, um supercomputador desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, continua ocupar o primeiro lugar como sistema número 1 do Mundo, com um desempenho de 33,86Petaflops por segundo (qualquer coisa como 33,86 Quadrilhões de cálculos por segundo).

Tianhe-2

É já pelo quarto ano consecutivo que o Milky-way2 (outro nome pelo que é conhecido o Tianhe-2 ) ocupa o primeiro lugar no top dos top’s de computadores alguma vez construidos.

Neste top 500, no entanto, são os Estados Unidos da América a colocar mais máquinas na lista, com um total de  231 computadores a figurar neste top, sem que no entanto seja este o ano que menos computadores apresenta. Este numero tem vindo a decair ao longo dos anos (o ano passado tinha 233 e há dois anos 265).

O único novo computador com entrada directa no top 10 da lista foi o sistema Cray CS-Storm (3,57 petaflop/s) instalado num local não revelado do governo norte-americano, mantendo-se os restantes 9 inalterados.

Deste top 500,

485 máquinas correm Linux!

19816-linux-s-

Por: Nuno Lopes Monteiro