Windows 9? Não… Windows 10!      .

Windows 9? Não… Windows 10! .

Desta vez a Microsoft surpreendeu tudo e todos os que estavam a espera da apresentação do novo Windows 9, não o apresentado!

Em seu lugar apresentou o Windows 10!

Microsoft-windows10

Anunciado por Terry Myerson, CEO da Microsoft, o novo Sistema Operativo vai unificar plataformas e rodar em todos os “devices”, Smartphones, Tablets, Portáteis ou Desktops.
Essa é a razão do pulo na denominação da versão de Windows 9 para Windpos 10. segundo os executivos da Microsoft, este novo nome, representa um marco para a plataforma da Microsoft, um novo Windows.

1

“Existem cerca de um bilião e meio de pessoas que usam o Windows hoje em dia e o número de devices ultrapassa o de pessoas”, justifica Myerson.
A ideia é tornar o uso do Windows padrão e unificado em todos estes devices.
Na mesma linha, serão unificadas lojas, aplicações, busca por aplicações, compra e actualização em todos os dispositivos. Conforme mostra o marketing publicitário do novo Windows 10:
“Uma família de produtos, uma plataforma e uma loja. Tudo num só sistema.”

– Também focado para as Empresas:

“As empresas precisam ter contacto com o novo Windows o quanto antes. O Windows 10 será familiar para as empresas”, promete Myerson.
O novo Windows 10 vai oferecer todas as ferramentas necessárias para que as Empresas o  utilizem sem receios. O Sistema Operativo também será compatível com todos os softwares de gestão tradicionais utilizados hoje em dia, com mais foco empresarial do que nunca.
A proposta é oferecer aos utilizadores uma abordagem mais simples, amigável de separar dados corporativos e pessoais em todos os dispositivos, mantendo acesso ao que se precisa.

– Versão build

No evento, a Microsoft mostrou aquilo a que chamou “versão build 9841”, ainda em construção, do Windows 10.
Joe Belfiore, executivo da Microsoft para o Windows Phone, fez a apresentação do novo Sistema Operativo unificado.

2

– Menu Iniciar

O novo “Menu Iniciar” conta com blocos dinâmicos de aplicações e opções para desligar e reiniciar o computador.
A ideia, segundo Belfiore, é “encontrar o equilíbrio, para que todos os utilizadores do Windows 7 tenham uma experiência familiar nos dispositivos que já possuem”. Ou seja, funções voltadas para computadores com teclado e mouse físicos, sem “touchscreen” mais comuns em empresas com workstations e muitos computadores desktop e notebooks domésticos.

– Janelas

À semelhanço do que acontecia no Windows 7, as aplicações voltaram a star disponíveis em janelas lado a lado, com botão minimizar, restaurar/maximizar e fechar. A Microsoft reconhece que, no Windows 8, quando os utilizadores usuários abriam uma aplicação  tinham um ambiente diferente – “modern” e esta foi uma das grandes queixas por parte de todos. “Nós não queremos a dualidade, queremos que os usuários de PCs com ratos e teclados tenham uma interface familiar”, explica.

snap assist

– “Snap Assist” e “Multiple desktops”:

Há ainda uma nova interface “Snap Assist” em que se podem ver as aplicações em várias áreas de trabalho (desktops). É possível alternar entre as mesmas com vários aplicativos em execução (à semelhança do frentend de Linux).
Como miniaturas de programas, há várias áreas de trabalho na parte inferior do desktop. Ao acessar a uma delas, o utilizador verá todas as aplicações que estão abertas no sistema.

– Linha de comandos

A linha de comandos de MS-DOS foi também melhorada. Entre as melhorias destaca-se por exemplo ser possível, finalmente, usar Ctrl + V na “prompt”.

– Charm Bar

Embora recursos como “pesquisa” e botões de ligar e desligar se tenham descolado para o “Menu Iniciar”, a “Charm Bar” mantém-se. Os botões parecem os mesmos e são direccionaos mais para “touchscreen” com blocos dinâmicos, ideais para tablets e smartphones.

Deixado de fora (pelo menos por agora) foi o Cortana no desktop. Ainda não é desta que o assistente por voz estará disponível.

insider

– Windows Insider Program

A partir de hoje, a Microsoft inicia aquilo a que chamou de “Windows Insider Program” para testes nas versões “Techinical Preview” do Windows 10 para portáteis e desktops. Quem estiver interessado nas versões de testes devem aceder a preview.windows.com e acompanhar as novidades no Blog da Microsoft.
O Windows 10, completo deverá chegar em meados de 2015.

Por: Nuno Lopes Monteiro