Chegou a vez da Microsoft processar a Samsung

Chegou a vez da Microsoft processar a Samsung

0 Por ipdroid

Agora é a vez da Microsoft processar a Samsung:

349428

Como se tem visto, as relações entre as empresas tecnológicas são muito frágeis e propensas a não se manterem saudáveis durante muito tempo.
São parcerias estratégicas que são abandonadas assim que deixam de servir os seus propósitos.

Desta vez é a Microsoft a levar a Samsung à barra do tribunal, devido a incumprimento de um acordo de troca de patentes celebrado em 2010.
Este acordo estabelecido entre ambas centrava-se numa partilha de patentes, para que a Samsung pudesse usar algumas das propriedades intelectuais patenteadas pela Microsoft nos seus dispositivos Android.

Assim sendo, a Samsung pagava periodicamente à Microsoft uma taxa de utilização dessas patentes.
Pagava, mas recentemente a Samsung decidiu deixar de pagar e continuar a utilizar essas mesmas patentes, e claro que a Microsoft não quer permitir.

A pretensão da Microsoft ao ir para tribunal é para que a Samsung restabeleça esses pagamentos e que continue de igual forma a cumprir os mesmos.

Segundo a Microsoft a quebra nas condições contratadas deve-se ao sucesso que a Samsung tem vindo a ter com as vendas dos seus dispositivos Android, que não era previsível aquando da celebração do contrato.

Pode ler-se na página de notícias da Microsoft:

“After becoming the leading player in the worldwide smartphone market, Samsung decided late last year to stop complying with its agreement with Microsoft. In September 2013, after Microsoft announced it was acquiring the Nokia Devices and Services business, Samsung began using the acquisition as an excuse to breach its contract.
After becoming the leading player in the worldwide smartphone market, Samsung decided late last year to stop complying with its agreement with Microsoft.
In September 2013, after Microsoft announced it was acquiring the Nokia Devices and Services business, Samsung began using the acquisition as an excuse to breach its contract.
Curiously, Samsung did not ask the court to decide whether the Nokia acquisition invalidated its contract with Microsoft, likely because it knew its position was meritless.

Ou seja, visto que a Microsoft comprou a Nokia, a Samsung entendeu que a Microsoft já estaria assim a invalidar o contrato estabelecido.

Por enquanto, e segundo a Microsoft, esta pretende que a Samsung cumpra com o acordo e que retome o pagamento pelo uso das patentes.

Microsoft and Samsung have a long history of collaboration. Microsoft values and respects our partnership with Samsung and expects it to continue. We are simply asking the Court to settle our disagreement, and we are confident the contract will be enforced.

É evidente que a Microsoft só tem a ganhar com a manutenção do acordo, até porque uma grande fatia dos rendimentos da empresa provêem das royalties que recebe dos fabricantes que usam outros sistemas operativos como por exemplo o Android com as suas patentes integradas.

E agora? Será que o acordo é retomado e a Samsung vai enviar moedas de cêntimo em camiões regularmente à microsoft? Como já o fez à Apple?
Aguardamos o desenvolvimento de mais uma novela entre os grandes..

 

Por: Nuno Lopes Monteiro

Na ipdroid estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e ajuda-lo a escolher o melhor serviço de Alojamento Web, para o seu negócio, contacte-nos.

Telefone. 262 787 130

E-mail. [email protected]

https://www.ipdroid.pt