Novidades no iOS 8

Novidades no iOS 8

Setembro 18, 2014 0 Por ipdroid

imagem_ios8_final00

 

A marca da Maçã apresentou o novo sistema operativo para dispositivos móveis – o iOS 8.
Já no iOS 7, muitas foram as novidades apresentadas principalmente ao nivel do interface gráfico e do design, sendo considerado o melhor sistemas operativo da Apple.
Com esta nova versão 8, para além de tudo o que de bom existia no 7, vêm também algumas novidades:

 

– Design

design

Assim como no iOS 7, em que imperavam cores mais impulsivas e um aspecto mais sóbrio, nesta versão a fasquia é colocada ainda mais alta e com uma melhor optimização. É um design virado para facilitar a navegação e comnovidades neste campo. A elevada qualidade obriga a um desenvolvimento de aplicações mais moderno e com um ar mais natural. As “day-to-day” apps estão aina melhor conseguidas.

 

 

– Safari

safari
Foi portado para iPad o aspecto dos populares separadores ainda com maior facilidade de utilização.  Os novos botões permitem que se veja as tabs lado a lado e se possa abrir ou fechar com apenas um toque. Podem-se usar gestos para movimentar e arrastar janelas de forma simples e fácil para gerir o que está em aberto.

Outra novidade é o facto de que se pode ver o que está aberto nos seus  outros dispositivos Apple, em uma grelha abaixo e utilizar essa mesma partilha com facilidade, pois é  como se se trouxesse sempre o browser de um lado para o outro mas em dispositivos diferentes.

 

 

 

– iPhone, iPad e Mac unidos

unidos
Apenas disponível no iOS 8 e no OS X Yosemite, é possível a união de funcionalidade entre os ambos os sistemas operativos da Apple. Esta é uma forma sempre patente nos dispositivos da marca da maçã, mas agora a simbiose é feita de forma ainda melhor.
“Com o Handoff pode retomar tudo onde ficou”, pode-se começar a escrever um e-mail no iPhone e continuar no Mac. Navegar na Internet no Mac e continuar na mesma página no iPad. Tudo acontece de forma automatica quando os dispositivos têm sessão iniciada na mesma conta iCloud.
O Handoff suporta o Mail, Safari, Pages, Numbers, Keynote, Mapas, Mensagens, Lembretes, Calendário e Contactos e é algo que os programadores podem também integrar nas suas apps.

É também possível fazer chamadas telefonicas com o Mac através do iPhone que tem de estar conectado na mesma rede WiFi. As chamadas recebidas mostram o número, o nome  e a fotografia do contacto. Também é possivel efectuar chamadas ou enviar uma mensagem através do Mac, bastando para isso seleccionar o contacto na app Contactos, Safari ou Calendário. A chamada é feita utilizando o numero do iPhone, não sendo assim necessário configurar nada!

Também passa a ser possível activar o hotspot de dados disponivel no iPhone para partilha de internet com qualquer outro dispositivo. Quando não se está a utilizar o hotspot os dispositivos desligam-se de forma automatica para poupar bateria.

 

 

 

– Mensagens

mensagens

Com a app Mensagens torna-se fácil captar qualquer som (a sua voz ou uma música) e adicioná-lo à conversa. Basta tocar sem largar no novo botão do microfone para gravar o que se quiser e depois passar o dedo para enviar. Esta é uma novidade que outras apps já traziam e fazia falta na app de mensagens da Apple.

É mais fácil enviar video. Esta nova app de mensagens permite o envio de um vídeo ou de uma imagem ao alcance de um toque, tudo bem organizado dentro da aplicação em menus bastante explícitos.

As mensagens de grupo são outra das boas novidades. Pode-se Iniciar uma conversa de grupo e dar-lhe. É fácil adicionar e remover quem se quiser ou sair da conversa quando apetecer. Também é possível activar a opção “não incomodar” e ler as mensagens quando houver tempo.

É possível partilhar a localização na app de mensagens, partilhar um mapa da localização com quem quiser durante uma hora, até ao final do dia ou indefinidamente. Caso os outros participantes na conversa tenham partilhado a localização, também se pode ver por onde estão.

 

 

 

– Teclado

teclado
Esta era uma falha grande da Apple faltava velocidade na escrita, mais opções.

O iOS 8 traz as maiores alterações ao teclado desde o primeiro iPhone. Quando se escreve, só tem de se escolher com um toque a melhor sugestão para a palavra seguinte. Pela primeira vez, também vai ser possível usar teclados criados por terceiros.

A aplicação vai sugerindo palavras ou frases baseando-se em conversas anteriores e na forma de escrever que vai aprendendo de forma automatica. O iOS 8 tem em consideração o estilo menos formal que se poderá usar nas Mensagens e a linguagem mais formal que provavelmente se utiliza no Mail. Também se adapta à pessoa com quem está a conversar. Os dados da  conversa são mantidos apenas no dispositivo, permanecendo sempre privados.

 

 

 

– A aplicação “Health”, ou “Saúde”

saude
Com esta aplicação virada para o conceito “wearable”, podem-se monitorizar os dados vitais com o iPhone Apple watch ou iPad, fazendo uma avaliação dos hábitos diários de forma automática em conjunto com introdução de alguns dados de forma manual.

Com esta nova aplicação pode saber tudo sobre a sua actividade desportiva e saúde.

Para os programadores, a Apple criou também uma nova ferramenta o “HealthKit”, que pode ser usado para que as apps de saúde e desporto trabalhem melhor em conjunto.  Assim se podem começar grandes avanços na área da saúde.

 

 

 

– iCloud Drive

iclouddrive
Ficheiros de todos os tipos, agora em todos os seus dispositivos. Era algo ainda não disponivel que com esta nova versão passa a ser e é algo já banal em muitos outros serviços “cloud”.

Ainda não é o ideal para um serviço cloud, mas é mais um passo em frente.

 

 

 

– Partilha com a família

familia
Cada vez mais os dispositivos Apple estão a ser usados por toda a família e é necessário a Apple juntar os perfis, as contas, a segurança e privacidade de cada um dos elementos da família. Partilhar os seus conteúdos com a família tornou-se agora mais simples.

As compras feitas no iTunes, iBooks e App Store podem ser partilhadas entre seis pessoas da sua família, mas sem ser necessário partilhar contas.

É possível pagar as compras com um só cartão de crédito e aprovar os gastos,por exemplo, dos filhos directamente no seu dispositivo. Podem-se partilhar fotografias, um calendário de família e muito mais. Isto vem facilitar em muito a utilização e partilha dos gadgets da Apple entre a família para além de ser mais barato.

 

 

 

– Fotografias e Fototeca iCloud

foto
É cada vez mais utilizada a app Fotografia. Fazem-se mais fotografias e videos, partilham-se mais torna-se necessário outras alternativas. Anteriormente havia um pouco de confusão na partilha das imagens entre dispositivos da marca, mas agora podem-se ter as fotografias em todos os dispositivos com lógica e rigor.

À medida que o número de ficheiros aumenta é importante guardá-los em segurança mas ao mesmo tempo mantê-los acessíveis. É para isso que serve a nova app Fotografias e a nova Fototeca iCloud.

Como a câmara está sempre à mão, as fotos todas também estão. Assim, as fotografias e vídeos estão agora no iCloud. É por isso que se pode ver tudo em qualquer dispositivo, sempre e onde se quiser. Tudo se tornou mais fácil de gerir.

 

 

 

– Apple Pay

applepay
A Apple quer acabar de vez com as carteiras e com os cartões de pagamentos. Com o novo serviço Apple Pay, os utilizadores poderão fazer pagamentos com o seu iPhone recorrendo â à tecnologia NFC (Near Field Comunication) e também ao TouchID (one touch check-out) para que o processo seja o mais simples e seguro possível. Também está prevista a integração com o Passbook.

 

 

Os dispositivos compatíveis com o novo iOS 8 são:
iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6, e iPhone 6 Plus. Estes dois ultimos já vêm com este iOS.
Também o iPad 2, iPad 3ª geração, iPad 4ª geração, iPad Air, iPad mini e iPad Retina, são compatíveis.
Quanto ao iPod, só é compatível o iPod touch 5ª geração.

Não sendo de todo aconselhável a activação da opção de integração com o iCloud para quem utiliza o Mac até que esteja diponível o OS X Yosemite!

 

Por: Nuno Lopes Monteiro 

 

Na ipdroid estamos sempre disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e ajuda-lo a escolher o melhor serviço de Alojamento Web, para o seu negócio, contacte-nos.

Telefone. 262 787 130

E-mail. info@ipdroid.pt

https://www.ipdroid.pt